Descrição Heráldica
Escudo terciado. O primeiro de vermelho carregado de um ondado de prata e azul; sobre o ondado, um pombo de prata aureolado de ouro. O segundo, de azul, porta um monograma de prata composto pelas iniciais “A” e “M”; coroando o mesmo, uma tiara de ouro ornada com rosas ao natural. O terceiro, verde, trazendo nozes, um cacho de uvas e ramos de trigo; tudo de ouro.
Sob o escudo, o listel de prata com o reverso de azul sustenta o mote: “Santuário Diocesano Nossa Senhora da Salete – 19.09.2004”, em maiúsculas de preto.
Sob todo o conjunto uma cruz hastil de ouro. Sob a cruz, em aspas, uma torquês de ouro e um martelo de cinza com empunhadura de marrom.
Interpretação
A tríplice partição do escudo simboliza o Mistério da Santíssima Trindade.
O primeiro campo traz o Divino Espírito Santo, padroeiro da Diocese de Ipameri (GO); diocese em que está instalado o Santuário Nossa Senhora da Salete. As águas representam a ação do Espírito Santo e o Sacramento do Batismo. A cor vermelha deste campo ilustra o fogo e a virtude da coragem e da fortaleza, graças provenientes do Espírito na alma do fiel.
O monograma mariano evoca Maria Santíssima; sob o monograma a tiara ornada com flores, que a Virgem trazia sobre a cabeça, em sua aparição em La Salette. O azul expressa as virtudes marianas da docilidade e da fidelidade.
O terceiro campo ilustra a mensagem de La Salette e a urgência quanto a conversão, as penitências e as reparações às ofensas a seu Santíssimo Filho: “Se tiverdes trigo, não o semeeis, pois os animais comerão tudo. O que semeardes e o que vingar, reduzir-se-á a pó quando for malhado. Sobrevirá uma grande fome. […]os outros farão penitências pela fome. As nozes estragar-se-ão; as uvas hão de apodrecer. Se vocês se converterem, até as pedras e as rochas se transformarão em montões de trigo e as batatas aparecerão semeadas por sobre a terra”. A cor verde refere-se ao cerrado, bioma da região que se encontra o Santuário.
Há também a cruz hastil, que tradicionalmente acompanha o brasão paroquial, e simboliza o seguimento a Jesus Crucificado. Junto à base da cruz, a torquês e o martelo, grandes símbolos presentes na mensagem de La Salette, que tratam do chamado à conversão.