O que é uma Romaria
A Romaria é uma peregrinação religiosa empreendida por motivos religiosos a um santuário, a um lugar sagrado, onde as pessoas vão pedir graças especiais, cumprir promessas e agradecer a Deus. O nome é uma referência a Roma, sede da Igreja Católica Apostólica Romana, e por esse motivo é usado para classificar especialmente peregrinações católicas.
Em toda a História da Igreja Católica as peregrinações constituíram sempre expressões de grande fervor religioso.
As primeiras peregrinações do Cristianismo datam do século IV, e tinham por destino a Terra Santa. Depois começaram a estender-se a locais onde estavam enterrados santos, apóstolos, mártires, ou ainda a locais marcados por aparições da Santíssima Virgem Maria.
O porquê de uma Romaria?
A Romaria proporciona aos cristãos momentos de diálogo mais íntimo com o Pai, e oportunidade de rezar pelas necessidades de toda a humanidade.
As pessoas que participam de romarias voltam mais amáveis, mais alegres, mais dispostos a ajudar os irmãos, a se confraternizar com eles, a viver a solidariedade e se comprometer com a evangelização.
A Romaria da Salete
Os Santuários Saletinos são hoje em dia por vocação, um lugar de constantes romarias. O Santuário Diocesano de Caldas Novas, também nasceu com esse apelo. A primeira romaria aconteceu em 17 de Outubro de 2004 e foi crescendo a cada ano e hoje em dia tem uma data fixa sempre no último domingo de setembro, encerrando as comemorações do mês saletino.
Outras romarias menores acontecem ao longo do ano, afinal sempre tem um romeiro rumando para a casa de Maria. Faça sua caravana, monte seu grupo e venha para a Romaria.